Consumidores ligados à rede elétrica com falhas de fornecimento de energia com maior duração.
Neste caso é recomendado o uso de geradores a diesel ou gás associado ao gerador híbrido.
No caso de falta de energia o inversor híbrido direciona a energia armazenada no banco de baterias para o consumo.
Quando a carga da bateria estiver perto de estar consumida o gerador é ligado assumindo o consumo e carregando as baterias.
O gerador híbrido faz com que os geradores a diesel ou gás operem aproximadamente 10 horas a cada 24horas e representam uma redução de consumo de diesel de aproximadamente 40%.
Quando a energia da rede elétrica voltar a fornecer energia o inversor híbrido automaticamente direciona a energia da rede para carregamento das baterias.
Caso haja um gerador de energia solar instalado, enquanto houver raios solares, os módulos fotovoltaicos fornecem energia para os inversores híbridos que distribuem a energia para o consumo e para o carregamento das baterias.
Da mesma forma quando as baterias estiverem carregadas a energia da rede elétrica pode ser interrompida fazendo com que o inversor híbrido direcione a energia armazenada para o consumo.
A economia de combustível paga largamente o investimento e reduz as emissões de carbono.
Consumidores não ligados à rede elétrica.
Neste caso o gerador híbrido tem as mesma características dos ligados à rede elétrica, a única diferença é que a energia elétrica é gerada pelos módulos fotovoltaicos e pelos geradores a diesel ou gás e o inversor híbrido gerencia a energia para o consumo e para o carregamento das baterias.